homecontato

Arcanjos e Orixás na Umbanda

conforme transcrição de 10/07/2004

 
 

1) Nosso Mentor explica sobre a hierarquia divina, ou seja, que as energias existem por causa do Deus único, onipotente, eterno e incriado, potência geradora de todo o universo material e espiritual, e adorado sob vários nomes. No processo da criação descrito no Gênesis, em cada etapa foi deixado um guardião e zelador da obra divina com o nome de Arcanjos. Portanto Deus é o Supremo Criador, e encarrega os Arcanjos numa hierarquia superior, como colaboradores ou engenheiros siderais, que planificam constelações, galáxias, sistemas solares, inclusive zelando do sistema solar no qual vivemos.

2) Seguindo adiante nesta ordem divina encontramos os Anjos, Orixás e outros, são entidades de ordem superior, elevadas na hierarquia espiritual e efetivamente nunca foram encarnados no planeta Terra. Entretanto já estiveram em outros mundos físicos, piores, iguais e melhores e foram deslocados, do plano elevado, onde se encontravam para integrarem a equipe da formação do nosso. Os Orixás não são os mesmos desde a fundação da Terra. Após cumprirem sua missão, transmitem seu cargo ao auxiliar de maior capacidade para substituí-los e partem para novas funções em estágios mais elevados na graduação dos planos espirituais. Esses substitutos conservam o mesmo nome do Orixá.

3) Na Umbanda, religião brasileira se aceita todas as manifestações espirituais, de várias culturas de nosso planeta, até ao contacto interestelar ou interplanetário, conforme os desígnios do Supremo Criador do Universo. Portanto a Umbanda aceita tantos e diversos tipos de trabalho espiritual, que é inviável a tentativa de unificação de rituais após quase cem anos de existência oficial.

4) Dentro de tal raciocínio, os trabalhos em nossa fraternidade foram alterados, em seus rituais, para a associação dos Arcanjos planetários com os Orixás, juntando-se a qualificação de espíritos superiores que possuem uma gama de atribuições que ao passar dos anos irão se complementar conforme as determinações dos Mentores da Casa.
O termo Arcanjo deriva do grego arch=Líder e angelos=mensageiro. Os nomes e atribuições arcangélicas partem das referências do Talmude, tradicional livro hebraico.

 

 

Topo



   
KimDesign