homecontato

Arcanjo Rafael
Ordem das Virtudes

 
|
|

Rafael

|
|
|
|
 

Arcanjo Rafael = Orixá Yori
(Cosme e Damião)

Seu nome significa "DEUS TE CURA ". Este Arcanjo tem como sua principal característica ajudar na cura dos doentes e, por isso, é o guardião da saúde. Ele age principalmente nas instituições sociais, nos hospitais e até mesmo em casas que estejam precisando de sua ajuda. É o chefe dos Anjos da Guarda, guardião dos talentos criativos que trazem toda a beleza à Terra. Está encarregado de curar a Terra, e, através dele a Terra proporciona um abrigo para os seres humanos. Pleno de misericórdia dirige raios espirituais para hospitais, instituições, instituições e lares onde esses raios curativos são necessários.

Sua energia é transformadora; ele cura a alma do desespero e da depressão, preenchendo o espaço com amor próprio e virtudes. Cuida dos peregrinos significando não só o viajante, mas também aqueles em peregrinação a Deus. Seu símbolo é uma espada ou uma seta, e traz um frasco de bálsamo, em ouro. Arcanjo representado com um bastão é o conservador fiel dos segredos do Templo, Tem o domínio da comunicação escrita ou falada, portanto é o Arcanjo regente do ensino e da cura.

Além de influenciar na saúde física dos seres humanos, este arcanjo também age sobre a saúde do espírito, ou seja, está sempre procurando confortar as pessoas nas horas de desespero e acalmar os sofrimentos interiores. Além disso, também é o responsável e guardião dos talentos criativos.

Na Bíblia Sagrada, o Arcanjo Rafael é citado no Livro de Tobias, que faz parte do Antigo Testamento. Foi o Arcanjo enviado por Deus para curar a cegueira de Tobias e acompanhá-lo numa longa e perigosa viagem para conseguir uma esposa. Rafael, junto a Miguel e Gabriel simbolizam a fidelidade, o poder e a glória dos anjos.

Deve ser invocado para cura das doenças; abrir a mente e ter boas idéias; inspiração para escrever; sucesso em concursos e entrevistas, conquistar boas amizades.
Cor da vela: Verde
Pedra: Esmeralda
Dia da Semana: Quarta-feira
Planeta: Mercúrio
Incensos: Lavanda, rosa branca e romã
Salmos: 29, 70 e 104 para doenças graves;
39 para estudos, concursos e entrevistas.
Chácra: Laríngeo (garganta)
Ervas: Acácia, camomila; cipó abre-caminho; cedro-rosa, arruda macho e fêmea, alfazema, rosa cor de rosa, espadinha de ogum, margarida, folha da amoreira, anis, trevo.
   
INVOCAÇÃO
Arcanjo Rafael, Mensageiro de Deus pelos raios de Mercúrio, invoco a tua hoste divina; vós que sois capazes de ordenar a inteligência humana, fortalecei a minha compreensão e discernimento acerca das incoerências da vida; quando confuso, concedei-me o benefício do teu sopro em minha mente; ajudai-me a esclarecer aquilo que a minha razão não compreende; e na dúvida, quando eu estiver parado diante das dificuldades, socorrei-me e então poderei melhor entender os mistérios da vida. Seja eu convosco em sintonia, agora e para todo o sempre. Amém!

São Raphael

Um dos arcanjos venerados pelo nome na igreja com Miguel e Gabriel. O nome Rafael significa " Aquele que cura " e o anjo é considerado um dos anjos de cura. Ele é honrado na tradição cristã como o líder dos anjos guardiões, o anjo dos conhecimentos e o anjo da ciência. No Velho Testamento Rafael parece no livro de Tobias, no qual ele provê muita ajuda a Tobias ajudando Tobias a se livrar dos tormentos do demônio Asmodeus.
No fim do livro ele diz a Tobias: "Eu sou Rafael um dos sete anjos que podem entrar e servir a Gloria do Senhor" (12:15). Ele não é mencionado no Novo Testamento, mas a tradição o identifica como o anjo da ovelha em João 5:2. Rafael também é figura proeminente nos costumes do Judaísmo (ele é um dos três anjos que visitaram a Abraão antes da destruição de Sodoma e Gomorra). Poetas também fazem Rafael uma parte da sua famosa composição como é o caso de Milton no Paraíso Perdido no qual o anjo é chamado de "um espírito sociável" que viaja com Tobias (livro V).
Na arte litúrgica da Igreja é mostrado como um jovem carregando um bastão e/ou um peixe.
Sua festa é celebrada no dia 29 de setembro, junto com Gabriel e Miguel.
No passado era celebrado, sozinho, no dia 24 de outubro.
 
    
NOTA
Deve se notar que "anjo" denota uma função e não uma natureza. Aqueles santos espíritos no céu têm sido chamados de anjos. Mas eles só devem ser chamados de anjos quando entregam alguma mensagem e aqueles que entregam mensagens de suprema importância são chamados arcanjos
Raphael significa remédio de Deus e quando ele tocou os olhos de Tobias para curá-lo, ele baniu a escuridão de sua cegueira. Assim ele é por justa causa chamado àquele que cura.

 

José Octavio N. Passos
Presidente FSMYBZ

 

Topo


Miguel | Saquiel | Rafael | Cassiel | Gabriel | Haniel | Camael

   
KimDesign